Orientação Preenchimento

De IFNMG - Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

1 - EMENTA:

Copiar do Projeto de Curso, correspondente à turma em curso. Exemplo: Obras de Infraestrutura (Movimento de terra, Drenagem urbana, Contenções de ma- ciços e taludes, Fundações). Máquinas, ferramentas e equipamentos.

2 - OBJETIVOS: especificar objetivo geral e específicos.  Objetivo Geral: deverá ser uma redação que dê conta da totalidade da disciplina. São os resultados mais amplos, esperados dos alunos quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes ao longo da disciplina. Em sua elaboração utilizar um verbo no infinitivo, em uma única frase. Para construção do objetivo geral o docente deverá completar a seguinte frase: “O estudo de todo o conteúdo desta disciplina servirá para”... Exemplo: Compreender os conceitos básicos sobre obras de terra, desenvolvendo habilidades necessárias para fiscalização e orientação dos serviços relacionados a preparação do entorno e do terreno para obra de edificação.  Objetivos específicos (mínimo três e máximo seis): detalham o que o aluno deverá ser capaz de fazer em consequência do conteúdo que lhe foi ministrado. São resultados mais imediatos. Devem contemplar todos os tópicos da ementa, mesmo que de forma generalizada. Para construção dos objetivos específicos, o docente deverá completar a seguinte frase: “Ao estudar os conteúdos desta disciplina o aluno deverá ser capaz de”... Exemplo: 1. Conhecer as técnicas de escavação em solo e rocha, bem como em aterros; 2. Adquirir noções de drenagem urbana; 3. Identificar em obras de contenções, fatores que interferem na instabilidade e técnicas construtivas; 4. Classificar os tipos de fundações, particularidades de cada, dimensionamento e patologias; 5. Relacionar as máquinas, ferramentas e equipamentos aos serviços pertinentes.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Relacionar, na forma de unidades ou sequências, os conteúdos que serão trabalhados para se cumprir a ementa da disciplina. Exemplo: Unidade I - Obras de Infraestrutura

1.1. Movimento de terra (escavação, aterro e reaterro): métodos executivos e segurança

1.2. Drenagem urbana – materiais e processo executivo

1.3. Contenções de maciços e taludes

1.3.1. Causas de instabilidade

1.3.2. Movimentos de massa

1.3.3. Métodos preventivos e métodos corretivos

1.4. Fundações

1.4.1. Escolha do tipo de fundação

1.4.2. Fundações rasas (blocos, sapatas e radier)

1.4.3. Fundações profundas (tubulões e estacas): características dos diferentes tipos

1.4.4. Execução de fundações

1.4.5.Problemas com fundações Unidade II - Máquinas, ferramentas e equipamentos.

4 – METODOLOGIAS:

Metodologias de ensino utilizadas e recursos didáticos.  Metodologias: apresentar as diferentes formas de ensinar que serão utilizadas. Deve completar a frase: para ensinar os conteúdos desta disciplina serão utilizados(as)... Exemplos: aulas expositivas, aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido, aulas práticas, visitas técnicas, pesquisas na internet, pesquisas na biblioteca, desenvolvimento de projetos, seminários, discussão de vídeos, simulações, resolução de situações problemas, chat, fórum de discussão, júri simulado, estudo de caso, etc.  Recursos didáticos/ estruturas de apoio: registrar os espaços físicos e recursos didáticos disponíveis na instituição que serão utilizados durante as aulas. Exemplo: sala de multimeios, auditório, laboratório, biblioteca, computadores, data- show, aparelho de DVD, TV, quadro, pincel, tela interativa, quadra de esporte, ambiente virtual etc...

5 - AVALIAÇÃO:

Descreva os aspectos a serem avaliados, os instrumentos de avaliação e como serão desenvolvidas as recuperações  Aspectos a serem avaliados: deve-se considerar os aspectos qualitativos e quantitativos, além das competências constantes no perfil profissional de conclusão previsto no Plano de cada curso, bem como os aspectos a seguir: compreensão e aplicação dos conhecimentos; criatividade; análise, síntese e avaliação ou julgamento de valores; raciocínio lógico e capacidade de interpretação; capacidade de trabalho em equipe e socialização; criticidade.  Instrumentos de avaliação: identificação dos instrumentos que serão utilizados para avaliação da aprendizagem dos discentes. Deve-se observar a adequação dos instrumentos aos aspectos a serem avaliados e à metodologia do trabalho. Exemplo: seminário( barema),prova escrita, prova oral, relatório, lista de exercícios, portfólio, resumos, autoavaliação, artigo, memorial, teste, mapa conceitual, síntese escrita ,síntese oral, avaliação escrita por colegas, etc  Recuperação: descrever como serão realizadas as recuperações paralela, parcial e final( cursos técnicos) e recuperação final ( cursos superiores), especificar instrumentos utilizados na recuperação parcial e final e final (todos os cursos). Lembrete: • nenhum instrumento de avaliação poderá ser mensurado em mais de 40% do trimestre (Integrado) ou do semestre (cursos modulares - médio ), exceto em recuperação final ou trimestral. • Nenhum instrumento de avaliação poderá ser avaliado em 50% ou mais do valor total de pontos distribuídos na disciplina ( curso superior)

6 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    Conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso.

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

Conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso. Obs. Caso o professor julgue necessário, outras bibliografias podem ser apresentadas como complementares. Lembrando que é necessário tê-las disponíveis de alguma forma (virtual ou na biblioteca).