Redes sociais

De IFNMG - Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O uso das redes sociais (Twitter, Facebook e outros) como ferramenta de comunicação é desejável e pode ser feito tanto pela Reitoria quanto pelos campi. A responsabilidade pela criação dos perfis/páginas institucionais de cada unidade, bem como pelo gerenciamento/alimentação dos mesmos é dos setores responsáveis pela Comunicação, como gestores de conteúdo, ou, excepcionalmente, por outros servidores formalmente designados para esse fim pelos dirigentes das unidades.

Apesar de suas especificidades – rapidez de atualização, maior interação com usuários, possibilidade de linguagem mais informal e direta, entre outras –, os perfis/páginas nas redes sociais são ferramentas institucionais e precisam ser tratados como tal. Isso significa atentar tanto para os conteúdos quanto à forma como são apresentados. Neste último caso, é importante não confundir linguagem simples e direta com desrespeito às normas da língua culta.

O caráter institucional precisa refletir-se, também, na postura do gerenciador do perfil/página no momento de tecer comentários e interagir com os usuários nas redes sociais. O posicionamento deve ser o da Instituição e não o pessoal.