Resolver problema de caixa cheia

De IFNMG - Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O IFNMG possui recursos limitados de armazenamento. Cada servidor possui um espaço de 10Gb em sua caixa de e-mail. Essa quantidade é considerada suficiente e muito grande quando comparada a outras instituições. Mas, ainda sim, caso esteja com a sua caixa cheia (barra superior direita vermelha) siga as nossas recomendações.

1° Passo: Esvaziar e-mails desnecessários

Sugestão:

I- Classifique seus e-mails por data de maneira crescente. Isso trará primeiro os e-mails antigos, facilitando a remoção de e-mails desnecessários (muito velhos).

  • Como na 2° figura (seta preta)

II- A exclusão de e-mails sem anexo não traz muito efeito. Procure excluir e-mails com anexo. Para isso, clique na lupa no campo de busca e depois marque o filtro básico, “possui anexo" (seta azul).

Busca.jpg



POssuiAnexo2.png


Assim você terá a vista seus e-mails mais antigos(seta preta) que possuem anexo (seta azul). Comumente os melhores a serem descartados.

Caso essa limpeza não resolva, ainda é possível exportar seus e-mails e armazená-los em seu computador antes de apagá-los. Sugere-se exportar todos os e-mails com mais de 02 anos para o ZimbraDesktop e apagá-los da sua conta web.

Atenção: Com essa medida você terá acesso a todos os seus e-mails (inclusive novos) pelo ZimbraDesktop. O WebMail continuará funcionando normalmente com os e-mails de até dois anos. Para isso, continue com o 2° passo.

2° Passo:

I - Instalar Zimbra Desktop com protocolo POP

3° Passo: Realizar backup e importar (procure fazer por ano para melhor organização)

I - Realizar Backup (Guarde os arquivos gerados em um lugar seguro para posterior reutiização)

II- Exportar e Importar Backups para o ZimbraDesktop

4° Passo: Apagar e-mails exportados da conta WebMail

I - Busque os e-mails (por ano, caso tenha sido essa a sua escolha quando os exportou) e apague-os

Lembre-se: Os e-mails estão disponíveis pelo ZimbraDesktop e estão bem guardados (em local da sua escolha) para futura importação em outro ZimbraDesktop ou no próprio WebMail.